Nosso Instituto

O Instituto Tembetá é uma instituição de guarda reconhecida e autorizada pelo IPHAN em Brasília, e foi concebida a partir de uma associação civil de personalidade jurídica privada e de interesse público. Com caráter cultural fundado na busca e promoção de ações de proteção ao patrimônio arqueológico, seja ele pré-colonial e/ou histórico; patrimônio edificado (bens arquitetônicos), patrimônio imaterial, paleontológico, artístico e paisagístico do Estado do Ceará e, quando possível, das demais unidades federativas; objetiva criar, propor, formular e executar projetos, programas e planos que tenham por meta as mais variadas ações de identificação, registro, preservação, valorização, conservação, tombamento, requalificação (conservação, restauro) e divulgação do nosso patrimônio cultural seja ele de natureza material ou imaterial.

Tais ações visam contribuir tanto para o reconhecimento do potencial cultural do Ceará, quanto para o fortalecimento e preservação da memória e identidade do nosso estado.

Estabelece convênios, parcerias e/ou relações de cooperação com
instituições públicas e privadas, com entidades do interesse social
e sindical, no âmbito local, nacional e internacional, para realização
de objetivos comuns.

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossas Políticas de Proteção de Dados.